terça-feira, 21 de setembro de 2010

Perfil dos Estudantes

O desafio educacional no mundo atual é que o ser humano domine as informações e estejam preparados para enfrentar a sociedade. Assim, as atividades e relações que ocorrem na escola precisam primar pela preparação de indivíduos para a vida, para a construção do saber e da ética necessária ao convívio social e a cidadania.
Partindo destes princípios a Escola Municipal Carlos Santana possui identidade própria, tem sua historicidade e por isso características absolutamente peculiares, que lhe é própria dos indivíduos que a integram nos dois turnos de funcionamento (matutino e vespertino). Os alunos do turno matutino são oriundos da zona rural do município com faixa etária variada. Clientela esta, formada por pessoas em grande parte carentes, filhos de agricultores, onde a base de sustentação familiar é a agricultura de subsistência, e anseiam melhorar a qualidade de vida. Sem acesso às novas tecnologias bem como pratica de esportes, esses alunos moram em localidades distintas e utilizam o sistema de transporte público para chegar até a escola.
Já o turno vespertino é composto de alunos da sede (Itaetê) com faixa etária também variada. Esta clientela, formada por pessoas de vários níveis sociais, filhos de pais carentes, pescadores, lavadeiras, moradores de bairro periférico. Há também alunos de classe média considerando as condições oferecidas pela cidade, filhos de pais mais instruídos e de poder aquisitivo satisfatório, com um considerável número de alunos que trabalham para ajudar no sustento das famílias. Percebe-se ainda no contexto escolar, a desestruturação familiar, resultando em constantes atos de indisciplina e apatia em relação às práticas escolares onde ouvimos de alguns responsáveis dizerem “que não sabem mais o que fazer” atribuindo cada vez mais novos desafios e responsabilidades à escola. A questão da convivência escolar tornou-se um dos grandes desafios para gestores e educadores desta instituição em algumas turmas, visto que o desenvolvimento desta capacidade por parte de alguns tem afetado a progressão do rendimento escolar principalmente em leitura, escrita e matemática. É o turno mais difícil de lhe dar, porém não é impossível tornar real um pacto de convivência, como compromisso grupal.

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